terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Senso Comum

Trabalho de Sociologia



Pesquisa sobre:
1. Senso comum.
2. Bom senso.
3. Conhecimento.
4. Conhecimento filosófico.
5. Ciência. Características da Ciência.
6. Verdade e objetividade.



Senso comum

Senso comum (ou conhecimento espontâneo, ou conhecimento vulgar) é a primeira compreensão do
mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir. É baseado em fontes de conhecimento entre as quais o bom-senso, a tradição, a intuição e a autoridade de um conhecimento específico.
Quando atravessamos uma rua nós estimamos, sem usar uma
calculadora, a distância e a velocidade dos carros que vem em nossa direção. Estes exemplos indicam um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum e se baseia na tentativa e erro. Todos precisaram do senso comum que nos permite sentir a realidade e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração.
No senso comum não há análise, o senso comum é o que as pessoas usam no seu quotidiano, o que é natural, o que elas pensam que é verdade.

Bom senso

Pode ser definido como a forma de "filosofar" espontânea do homem comum, também chamada de "filosofia de vida", que supõe certa capacidade de organização e independência de quem analisa a experiência de vida cotidiana.
É a escolha de alguns critérios para decidir sobre os problemas e dúvidas encontrados. Criteriosidade, porém, pouco rigorosa. Mesmo não tendo acesso à filosofia e à ciência, alguns homens são capazes de desenvolver um senso crítico, uma sabedoria de vida, por meio da qual podem assumir uma postura de certa independência em relação à avalanche de informações e pressões ideológicas que os cercam a todo instante.
Refere-se ao ato de raciocinar do ser humano (juízo claro, prudência, etc.).

Conhecimento

Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é sabido por todos que conhecimento é aquilo que se conhece de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, falar deste tema é indispensável não abordar
dado e informação.
O conhecimento pode ainda ser
aprendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias, idéias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto é indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual através da qual é feita a apreensão de algo exterior à pessoa.
Há alguns tipos de conhecimento: Conhecimento Empírico que é o modo comum de se conhecer sem que haja procura ou reflexão; Conhecimento Científico que se preocupa em analisar e sintetizar explicações e soluções; Conhecimento Filosófico que é adquirido quando se procura respostas para interrogações e questionamentos; Conhecimento Teológico que é adquirido como revelação divina pela fé.

Conhecimento Filosófico

Mais ligado à construção de idéias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento científico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição humana.
O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia.
Filosofando, ele ultrapassa os limites da Ciência-delimitadao pela necessidade da comprovação concreta - para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Mediante a Filosofia estabelecemos uma concepção do mundo.

Ciência. Característica da Ciência

A Estatística fornece métodos e técnicas de pesquisa para que o profissional possa lidar, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas. Envolve o planejamento de experimentos a ser realizados, a coleta qualificada de dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação de informações. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.
É oportuno apresentar aqui as características do método científico, que também se aplica ao mesmo tempo ao método, filosófico com pequenas restrições, por se tratar de objeto não material. São as seguintes características básicas das ciências e do método científico, tomando como referência principalmente as idéias de Karl Popper e o seu Falseonismo, do qual faremos uma revisão no próximo roteiro:
O conhecimento cientifico é conjectural: não há veredas inquestionáveis – qualquer teoria pode vir a ser refutada e substituída por outra melhor.
A atividade científica começa a partir de um problema, e não de observações puras ou coletas de dados. O problema, por sua vez, nasce de lacunas ou falhas em uma teoria prévia (ou expectativas, hipóteses, etc.).
Para resolvermos um problema formulamos hipóteses. As hipóteses e teorias guiam nossas observações e nossos testes, ou seja, nossas tentativas de refutá-las.
Se a hipótese, lei ou teoria resistir ao teste, ela será aceita, provisoriamente, como possivelmente verdadeira – mas jamais poderá ser definitivamente comprovada, nem sua probabilidade aumentará com a repetição do experimento.
Uma hipótese será considerada científica se for possível imaginar uma situação que a refute, uma vez que as hipóteses e as teorias científicas - embora não sejam logicamente refutáveis. Entretanto a decisão de aceitar ou não uma refutação é sempre conjetural.
O aprendizado científico ocorre por ensaio e erro e não por indução: testamos e criticamos nossas hipóteses, substituindo-as por outras melhores em caso de refutação. A nova hipótese gera novos problemas e, dessa forma, o conhecimento científico progride.
Nas explicações científicas, utilizamos, além das condições iniciais, leis gerais que afirmam em que condições os fenômenos devem ocorrer e que podem ter tanto um caráter causal como um caráter probabilístico.
As teorias se valem de modelos e procuram refletir, de forma parcial, simplificada e hipotética, aquilo que ocorre na natureza. Uma teoria deve ser logicamente coerente e compatível com outras teorias científicas.
Verdade e Objetividade

Entrevista de Josenildo Luís Guerra a Victor Gentilli
Objetividade é o conceito de verdade, no realismo. O realismo toma o conhecimento como reflexo da realidade. A objetividade é a propriedade que permite ao discurso a possibilidade de ser fiel ao fato, objeto do conhecimento. Assim, o conhecimento verdadeiro no realismo é aquele conhecimento que apreenderia a coisa em si mesma, sem a interferência do sujeito que se propõe conhecê-la. Esse conhecimento que é fiel à coisa tem a propriedade de ser objetivo, logo, no realismo, verdade é objetividade.

Por Alfredo Vizeu em 27/2/2007O jornalismo é uma forma de conhecimento que tem um papel central na compreensão de homens e mulheres sobre o mundo que os cerca. Ajuda-os a entender seu entorno, uma sociedade cada vez mais complexa à quais eles e elas não têm mais acesso no seu dia. Nesse sentido, podemos dizer que o jornalismo contribui para construção da realidade cotidiana. É função de jornais, rádios, TVs e internet, que trabalham com a informação, possibilitarem que cidadãs e cidadãos possam, através dos mais diversos olhares do campo jornalístico, perceber, entender e intervir sobre o mundo que os cerca.Dentro desse contexto, o jornalismo é uma atividade profissional de mediação, resultado de uma organização pública ou privada; seu produto, a notícia, é sempre um bem público, que se decide a interpretar a realidade social e mediar entre os que fazem o espetáculo da cobertura diária e o público, cidadãos e cidadãs que precisam dessa interpretação para ajudá-los a entender o dia-a-dia.

Bibliografia
Observatório da imprensa.com.br/artigos
Brasil escola.com./filosofia/conhecimento
ufmg.br/mostradasprofissoes
jornallivre.com.br
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Terra.com.br

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