sábado, 26 de dezembro de 2009

Planejamento de aula - Cidadania

Tema: Cidadania é quando ...

Ano: 3ª serie

Tempo estimado para atividade: 15 dias, 50 minutos em media

Materiais necessários: livrinhos em sulfite..., lápis de cor, giz de cera, lápis preto , borracha

Organização da sala: roda de conversa

Desenvolvimento

Inicio da aula , colocar o verso (cidadania é quando...), na lousa as crianças copiam no livrinho, é aberta uma roda de conversa, e todos podem opinar sobre o tema, lembrando que cada página é um tema...ligado ao dia -a-dia do aluno, baseando-se em atitudes de boa cidadania.

Produto final

Livro montado pelos alunos sobre a cidadania

Avaliação

Atividade tem que ser avaliada através da participação e colocação do aluno dentro da roda de conversa, pelas ilustrações do livro ( se estavão de acordo com o texto e coerente com o que foi falado) além do capricho do aluno.

Planejamento de aula - Roda de Leitura

A modalidade será Roda de Leitura.




Objetivo:

• Desenvolver o prazer de ler.

• Favorecer o contato com diversos portadores de texto ( revista, livros, jornais ).

• Trabalhar os hábitos de leitura, desenvolvendo na criança o interesse pelos livros.



Ano: 1º a 2ºserie

Tempo estimado: Todos os dias



Materiais necessários: Utilizaremos como recursos livros de histórias infantis e os Clássicos Contos de Fadas, cartolina, lapís e borracha.



Desenvolvimento:

1º Etapa

O professor seleciona previamente e espalha o material ( cantos especificos pelas mesas), as crianças passam e observam o que há e selecionam a história que desejam que seja contada pelo professor.



2º Etapa

A professora deve tomar este um momento gosto, se possivel, permitindo que as crianças , explorem figuras e façam comentários á vontade.

O professor deve estar atento para que não haja dispersão da atividade em si, pois esta situação didática naõ é o mesmo que “pegar um livro para folhear ou ler’’ quando se terminou uma atividade e espera os colegas.

Produto final:

Junto com os alunos a professora irá montar um pinel com cartolina, onde cada criança terá que escrever o que entendeu de cada história desenvolvida em sala de aula.



Avaliação:

Com esta atividade desenvolvida, a professora discubrira se os alunos compreenderam, e com isso tomaram o gosto pela leitura.