Tema: Cidadania é quando ...
Ano: 3ª serie
Tempo estimado para atividade: 15 dias, 50 minutos em media
Materiais necessários: livrinhos em sulfite..., lápis de cor, giz de cera, lápis preto , borracha
Organização da sala: roda de conversa
Desenvolvimento
Inicio da aula , colocar o verso (cidadania é quando...), na lousa as crianças copiam no livrinho, é aberta uma roda de conversa, e todos podem opinar sobre o tema, lembrando que cada página é um tema...ligado ao dia -a-dia do aluno, baseando-se em atitudes de boa cidadania.
Produto final
Livro montado pelos alunos sobre a cidadania
Avaliação
Atividade tem que ser avaliada através da participação e colocação do aluno dentro da roda de conversa, pelas ilustrações do livro ( se estavão de acordo com o texto e coerente com o que foi falado) além do capricho do aluno.
sábado, 26 de dezembro de 2009
Planejamento de aula - Roda de Leitura
A modalidade será Roda de Leitura.
Objetivo:
• Desenvolver o prazer de ler.
• Favorecer o contato com diversos portadores de texto ( revista, livros, jornais ).
• Trabalhar os hábitos de leitura, desenvolvendo na criança o interesse pelos livros.
Ano: 1º a 2ºserie
Tempo estimado: Todos os dias
Materiais necessários: Utilizaremos como recursos livros de histórias infantis e os Clássicos Contos de Fadas, cartolina, lapís e borracha.
Desenvolvimento:
1º Etapa
O professor seleciona previamente e espalha o material ( cantos especificos pelas mesas), as crianças passam e observam o que há e selecionam a história que desejam que seja contada pelo professor.
2º Etapa
A professora deve tomar este um momento gosto, se possivel, permitindo que as crianças , explorem figuras e façam comentários á vontade.
O professor deve estar atento para que não haja dispersão da atividade em si, pois esta situação didática naõ é o mesmo que “pegar um livro para folhear ou ler’’ quando se terminou uma atividade e espera os colegas.
Produto final:
Junto com os alunos a professora irá montar um pinel com cartolina, onde cada criança terá que escrever o que entendeu de cada história desenvolvida em sala de aula.
Avaliação:
Com esta atividade desenvolvida, a professora discubrira se os alunos compreenderam, e com isso tomaram o gosto pela leitura.
Objetivo:
• Desenvolver o prazer de ler.
• Favorecer o contato com diversos portadores de texto ( revista, livros, jornais ).
• Trabalhar os hábitos de leitura, desenvolvendo na criança o interesse pelos livros.
Ano: 1º a 2ºserie
Tempo estimado: Todos os dias
Materiais necessários: Utilizaremos como recursos livros de histórias infantis e os Clássicos Contos de Fadas, cartolina, lapís e borracha.
Desenvolvimento:
1º Etapa
O professor seleciona previamente e espalha o material ( cantos especificos pelas mesas), as crianças passam e observam o que há e selecionam a história que desejam que seja contada pelo professor.
2º Etapa
A professora deve tomar este um momento gosto, se possivel, permitindo que as crianças , explorem figuras e façam comentários á vontade.
O professor deve estar atento para que não haja dispersão da atividade em si, pois esta situação didática naõ é o mesmo que “pegar um livro para folhear ou ler’’ quando se terminou uma atividade e espera os colegas.
Produto final:
Junto com os alunos a professora irá montar um pinel com cartolina, onde cada criança terá que escrever o que entendeu de cada história desenvolvida em sala de aula.
Avaliação:
Com esta atividade desenvolvida, a professora discubrira se os alunos compreenderam, e com isso tomaram o gosto pela leitura.
Assinar:
Postagens (Atom)