segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Preconceito Linguistico










DE ONDE VEM O PORTUGUÊS?
1.Antes de 1500 o Brasil era uma terra de várias tribos, de vários dialetos
2.1500 chegada do homem branco
3.Colonização Portuguesa
4.Escravidão de negros e índios
5.Imigração de Povos ( Franceses, Italianos, Alemães, Espanhóis, Europeus e Japoneses)



Mistura Brasileira


Nossa língua é oriunda de Portugal, mas aqui no Brasil não se fala como os Portugueses, pois na época da colonização, muitos povos de terras distantes vieram, com seus idiomas, costumes e culturas, fazendo assim uma mistura de dialetos com o idioma dos colonizadores e dos povos aqui antes encontrados, os índios.



Toda língua é viva, dinâmica, está em constante movimento.


Na medida que a humanidade evolui e se modifica com o passar do tempo, a língua acompanha essa evolução variando de acordo com os diversos contatos entre as pessoas que pertencem à comunidade universal.
Existem quatro modalidades que explicam as variantes linguísticas:
1.Variação Histórica: palavras e expressões que caíram em desuso com o passar do tempo.
2.Variação Geográfica: diferenças de vocabulário, pronúncias de sons, sinônimos diferenciados para uma mesma coisa. (macaxera, mandioca)
3. Variação social: ( capacidade linguística do falante provém do meio em que vive, sua classe social, faixa etária, sexo e grau de escolaridade)
4. Variação estilística: ( cada indivíduo possui uma forma e estilo de falar próprio, adequando-o de acordo com a situação em que se encontra).


Como surgiu o preconceito Linguístico?

Devido à grande diversidade cultural e as diversas pronúncias da Língua Portuguesa no Brasil, nas suas diversas regiões, aliado ao preconceito racial e social; gerou uma grande polêmica sobre quem realmente fala português corretamente
As pessoas que tiveram acesso a uma educação de qualidade “ norma padrão de prestígio” e pertencem a elite, sob o pretexto de defender a língua portuguesa, rotulam pessoas com baixa instrução dizendo que é feio falar errado.

“Não existe nenhuma variedade nacional, regional ou local que seja melhor. É preciso abandonar essa ânsia de tentar atribuir a um único local ou a uma única comunidade de falantes o ‘melhor’ ou o ‘pior’ português e passar a respeitar igualmente todas as variedades da língua, que constituem um tesouro precioso de nossa cultura”. ( Marcos Bagno )


Mas afinal, como identificamos o preconceito linguístico?

O falante que não domina a língua denominada “Padrão”, sofre preconceitos e é “excluído” pelas pessoas que tiveram acesso à educação de qualidade, pois estes consideram-se melhores que os demais.


Robotizar a Língua


“É preciso ensinar a escrever de acordo com a ortografia oficial, mas não se pode fazer isso tentando criar uma língua falada ‘artificial’ e reprovando como ‘erradas’ as pronúncias que são resultado natural das forças internas que governam o idioma. Além do mais, não existe nenhuma ortografia em nenhuma língua do mundo que consiga reproduzir a fala com fidelidade”.



Preconceito Linguístico


No preconceito lingüístico – O que é???? De acordo com Marcos Bagno “Preconceito Linguístico é a atitude que consiste em discriminar uma pessoa devido ao seu modo de falar “Ele é alimentado diariamente em programas de televisão e de rádio, em colunas de jornal e revista, em livros e manuais que pretendem ensinar o que é “certo” e o que é “errado”. A fim de promover o Preconceito Racial.







“É um verdadeiro acinte aos direitos humanos, por exemplo, o modo como a fala nordestina é retratada nas novelas de televisão, principalmente da Rede Globo. Todo personagem de origem nordestina é, sem exceção, um tipo grotesco, rústico, atrasado, criado para provocar o riso, o escárnio e o deboche dos demais personagens e do espectador. No plano lingüístico, atores não-nordestinos expressam-se num arremedo de língua que não é falada em lugar nenhum no Brasil, muito menos no Nordeste. Costumo dizer que aquela deve ser a língua do Nordeste de Marte! Mas nós sabemos muito bem que essa atitude representa uma forma de marginalização e exclusão." (BAGNO, p. 44)


Sátiras com o modo de falar das pessoas do interior






















A Internet

oiiiiiii maninho tudo bem entaum sabado eu num vou estar em ksa mas na semana inteira eu vou estar em ksa faz o seguinte me liga pra gente come ai fiiiii c ta joia ou c vem pro carnaval !ou to morando sozinho c binar blza!!!!!! bjs




"As pessoas sem instrução falam tudo errado”.

"O que está em jogo aqui não é a língua, mas a pessoa que fala essa língua: onde ela vive, que posição social ocupa, qual sua condição econômica. Por exemplo, se o Nordeste é ‘atrasado’, ‘pobre’, ‘subdesenvolvido’, então, ‘naturalmente’, as pessoas que lá nasceram e a língua que elas falam também devem ser consideradas assim...”.


Óia aí o seu Creisom som som som

Todo brasileiro sabe o português , que é a língua materna dos que nascem e vivem aqui, e aprender a identificar o equilíbrio entre a maneira adequada de usar a lingua oral e escrita, quando usá-la, para que atendam às necessidades linguísticas das comunidades que os usam, é o nosso grande desafio como futuros educadores. Vamos à luta!












Bibliogragia

BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália – Novela Sociolinguística. São Paulo. Ed. Contexto, 1997.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: Oque é, como se faz. São Paulo. Ed. Loyola, 2000.
http;//www.wikipedia.org acesso em 19/03/2009
http://www.filologia.org.br/ acesso em 22/03/2009
www.alinemenezes.com/preconceitolinguistico acesso em 15/03/2009
http://www.youtube.com/watch?v=gNj36S3gJ54&feature=related acesso em 30/03/2009 Video sobre o preconceito linguístico no Brasil! No Brasil há vários português! Montagem com os filmes "O Cara do Ano", "Domésticas e "Central do Brasil". Edição e Produção: Bruno Chiba e Rodrigo ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário